quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Por falar em dentista...




Minha gente, isto é um microdente.
Não é raro aparecer desses casos no consultório.
É mais comum encontrar em crianças.
Este dentinho é um canino superior direito,
que estava a mais na boca de um garotinho,
com mais ou menos 8 anos de idade, e chamamos de supranumerário.
Esses dentes ocupam espaços na estrutura óssea
e vão atrapalhar, na maioria das vezes,
o posicionamento dos dentes que devem estar presentes na boca, de acordo com a idade.
Esse a familia não quis levar para casa e eu pedi se poderia ficar comigo, e é claro que eu estava torcendo para que isso acontecesse.
Na década de 80, encontrei um odontoma na região dos incisivos centrais superiores, decíduos, em uma criança com uns 7 anos de idade.
O problema era a dificuldade na erupção dos dentes permanentes que estava muito "estranha" segundo a família.
Uma colega me ajudou e extraímos o pequeno saquinho de dentinhos: pasmem, dentro tinha uns 15 dentinhos desse, micro-micro minúsculos, super espetacular, mas a família levou embora para guardar.
Naquela época nem pensamos em fotografar, apenas falamos durante um bom tempo sobre o nosso "achado radiográfico".
Estou colocando essas imagens porque vi no blog que indiquei, do JV, que no Guinness tem o menor dente do mundo com 3 mm e lembrei desse meu, que apesar de ter o dobro do tamanho, não deixa de ser lindinho e uma bela curiosidade para se ver.







Nenhum comentário: